terça-feira, 12 de outubro de 2010

Parábola do Semeador.

 

Semeador

 

Jesus começou a ensinar outra vez na beira do lago da Galileia. A multidão que se ajuntou em volta dele era tão grande, que ele entrou e sentou-se num barco perto da praia, onde o povo estava.

Jesus usava parábolas para ensinar muitas coisas. Ele dizia:

—Escutem! Certo homem saiu para semear.

E, quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, e os passarinhos comeram tudo.

Outra parte das sementes caiu num lugar onde havia muitas pedras e pouca terra. As sementes brotaram logo porque a terra não era funda.

Mas, quando o sol apareceu, queimou as plantas, e elas secaram porque não tinham raízes.

Outras sementes caíram no meio de espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas. Por isso nada produziram.

Mas as sementes que caíram em terra boa brotaram, cresceram e produziram na base de trinta, sessenta e até cem grãos por um.

E Jesus terminou, dizendo: —Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam. Marcos 4:1 – 9.

Significado de Parábola

s.f. Comparação desenvolvida em pequeno conto, no qual se encerra uma verdade, um ensinamento. &151; Trata-se de uma história curta, cujos elementos são eventos e fatos da vida cotidiana. Esses acontecimentos ilustram uma verdade moral ou espiritual contida na história. Os escritores gregos e latinos usaram a parábola, mas seus exemplos mais perfeitos são os encontrados na Bíblia.

Quando a multidão foi embora, as pessoas que ficaram ali começaram, junto com os doze discípulos, a fazer perguntas a Jesus sobre parábolas.

Jesus disse a eles: —A vocês Deus mostra o segredo do seu Reino. Mas para os que estão fora do Reino tudo é ensinado por meio de parábolas, Marcos 4:11

Então Jesus perguntou: —Se vocês não entendem essa parábola, como vão entender as outras?

Jesus então explica aos discípulos a parábola.

E continuou: —O semeador semeia a palavra de Deus.

Algumas pessoas que a ouvem são como as sementes que caíram na beira do caminho. Logo que ouvem, Satanás vem e tira a palavra que foi semeada no coração delas.

Outras pessoas são como as sementes que foram semeadas onde havia muitas pedras. Quando ouvem a palavra, elas a aceitam logo com alegria;

mas depois de pouco tempo essas pessoas abandonam a palavra porque ela não criou raízes nelas. E, quando por causa da palavra chegam os sofrimentos e as perseguições, elas logo abandonam a sua fé.

Ainda outras são parecidas com as sementes que foram semeadas no meio dos espinhos. Elas ouvem a palavra, mas, quando aparecem as preocupações deste mundo, a ilusão das riquezas e outras ambições, estas coisas sufocam a palavra, e ela não produz frutos.

E existem aquelas pessoas que são como as sementes que foram semeadas em terra boa. Elas ouvem, e aceitam a palavra, e produzem uma grande colheita: umas, trinta; outras, sessenta; e ainda outras, cem vezes mais do que foi semeado.

Marcos 4:14-20

Como podem vê! Esta parábola dita por Jesus a mais de 2000 anos, continua sendo tão atual que é vista diariamente as mesmas reações da pessoas quando ouvem falar da PALAVRA. Que é o evangelho de Jesus. Eu posso testemunhar quantas vezes já vi pessoas reagirem conforme Jesus explicou para cada etapa da semeadura.

Infelizmente, nas próprias igrejas encontramos muitos que são como as sementes que caíram entre os espinhos. Não consegue se desligar das coisas do mundo e buscam mais as coisas do senhor do que o Senhor da coisas.

Não os julgo pois Jesus não veio para julgar o mundo e sim salva-ló, porém devemos olhar para dentro de nos mesmo! Não falo só dos crentes assumidos, mais de todos que dizem crer em Deus. Já se perguntaram em que tipo de terra que caiu a semente que lhe foi dada?

Amigos é sério, não se pode pensar que adiando conhecer a Jesus por não querer semear a sua palavra, que estará sem culpa? Veja o que o próprio Jesus disse:

Jesus continuou: —Por acaso alguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto ou de uma cama? Claro que não! Para iluminar bem, ela deve ser colocada no lugar próprio.

Pois tudo o que está escondido será descoberto, e tudo o que está em segredo será conhecido.

Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam.

Marcos 4:21 – 23

Venha para a luz de Jesus! Deixe-o ser Senhor da sua vida e receba a verdadeira paz.

Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo. João 14:27

Observem que Jesus enfatiza que a sua paz não é igual a paz do mundo. Que depende de condições, sociais, econômicas, militar para existir. Jesus lhe dá a paz que nada no mundo poderá abalar.

Pergunte a quem já o aceitou?

77051

Que Jesus bata a porta do seu coração hoje.

Amém.

Mário Sena

servo do Deus Altíssimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem este espaço para testemunhar como este Blog mudou sua forma de relacionar-se com Jesus Cristo.

Os Cristãos seus "líderes" e as eleições.

  Todos os  brasileiros que estão acompanhando as medidas impostas pelos “vencedores” das eleições passadas. Não deveria demonstrar surpresa...