domingo, 16 de janeiro de 2011

O Batismo pelo Espirito Santo.

 

image

Um judeu chamado Apolo, nascido na cidade de Alexandria, havia chegado a Éfeso. Ele falava muito bem e tinha um conhecimento profundo das Escrituras Sagradas.

Era também instruído no Caminho do Senhor, falava com grande entusiasmo, e o seu ensinamento a respeito de Jesus era correto; porém conhecia somente o batismo de João. (Atos 18:25,26)

É difundido por alguns certos religiosos  por quererem manter uma certa “exclusividade” da verdade em relação a Deus, que os crentes inventaram mais um tipo de Batismo para justificar sua pregação contraria ao batismo de crianças. Contudo sei da capacidade de reconhecerem a verdade quando as vê, dos leitores deste Blog. E observarão a frase final do versículo acima onde Paulo fala claramente deste outro batismo.

Este é justamente o batismo que iremos abordar. O Batismo pelo Espirito Santo. Pois se trata de uma determinação expressa de Jesus aos Discípulos para que observassem após sua morte.: Um dia, quando estava com os apóstolos, Jesus deu esta ordem: —Fiquem em Jerusalém e esperem até que o Pai lhes dê o que prometeu, conforme eu disse a vocês.

Pois, de fato, João batizou com água, mas daqui a poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo. (Atos 1:4)

Como sabemos a Divindade de Deus é Trina, ou seja Deus Pai, Deus Filho e o Espirito Santo. Não cabe ao homem buscar entender, pois nem tudo é permitido a nós, e este mistério só a Deus pertence, porém assim o é. E o próprio Jesus os avisou da necessidade da vinda do Espirito Santo.: Eu falo a verdade quando digo que é melhor para vocês que eu vá. Pois, se não for, o Auxiliador não virá; mas, se eu for, eu o enviarei a vocês. (João 16:7)  - O Auxiliador é exatamente o Espirito Santo que eles foram cheios conforme Jesus prometera: Quando chegou o dia de Pentecostes, todos os seguidores de Jesus estavam reunidos no mesmo lugar.

De repente, veio do céu um barulho que parecia o de um vento soprando muito forte e esse barulho encheu toda a casa onde estavam sentados.

Então todos viram umas coisas parecidas com chamas, que se espalharam como línguas de fogo; e cada pessoa foi tocada por uma dessas línguas.

Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, de acordo com o poder que o Espírito dava a cada pessoa. (Atos 2:1-4)

Para o cristão ser cheio do Espirito Santo, ou seja, ser batizado pelo Espirito Santo é como sermos selados por Deus para que no mundo espiritual Satanás e os seus Demônios vejam em nós a marca do sangue do Cordeiro e saibam que poderão até tentar nos atingir, porém não estaremos mais só.

Temos o próprio Cordeiro de Deus, seu Filho Jesus Cristo de Nazaré através do Espirito Santo de Deus a nos auxiliar nesta nova caminhada.

A maior prova de que sem a presença do Espirito Santo na vida do crente cristão e a sem intercessão de Jesus não há como resistir-mos as investidas do inimigo de Deus. São as muitas pessoas que acham que só por dizerem acreditarem em Deus, crer em Jesus, terminam por não conseguirem firmar-se em compromisso com a palavra de Deus, o próprio Jesus. O Verbo que se fez carne.: —A pessoa que aceita e obedece aos meus mandamentos prova que me ama. E a pessoa que me ama será amada pelo meu Pai, e eu também a amarei e lhe mostrarei quem sou. (João 14:21)

Uma outra condição explicita que deve ser observada por quem aceita o Senhor Jesus como o seu único e suficiente Salvador e por consequência é batizado nas águas e buscam o batismo do Espirito Santo.

É o entendimento da sua nova condição como  novo convertido, é saber que a sua vida e seu corpo de agora em diante não poderão servir de escândalos por satisfação de desejos carnais humanos, é terem a consciência do preço e do sacrifício feito por Jesus para que possa ter esta chance de reconciliação com Deus.: Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus, pois ele os comprou e pagou o preço. Portanto, usem o seu corpo para a glória dele. (I Coríntios 6:19-20)

Qualquer tentativa de descrever o quão maravilhoso é ter experiências com o Espirito Santo de minha parte seria em vão. Pois somente aquele que busca pode perceber a gentileza e o amor desde Ser maravilhoso a quem Jesus, como se ele mesmo, enviou para cuidar de nós.

Quero porém salientar, que não há nenhuma vero-semelhança entre o agir do Espirito Santo na vida de um Cristão, com as supostas manifestações espirituais, que nada mais são do que possessões demoníacas e veementemente condenadas na Bíblia.

O Agir do Espirito Santo não demanda nenhuma posse dos seus sentidos ou manipulação de qualquer ordem. O Agir do Espirito Santo de Deus, dá-se de forma natural como deveria ser a nossa própria existência como criação feita para sermos imagens e semelhança de Deus.

Ele age nos constrangendo pela lembrança da palavra de Deus, da nossa confissão e arrependimento dos pecados. E mesmo assim não impondo a sua vontade e nem nos castigando. Porém sendo capaz de se entristecer por não respeita-la.:Vocês  são como um edifício e estão construídos sobre o alicerce que os apóstolos e os profetas colocaram. E a pedra fundamental desse edifício é o próprio Cristo Jesus.

Ele mantém o edifício todo bem firme e faz com que cresça como um templo dedicado ao Senhor.

Assim vocês também, unidos com Cristo, estão sendo construídos, junto com os outros, para se tornarem uma casa onde Deus vive por meio do seu Espírito. (Efésios 2:20-22)

O amor é a única maneira que Deus, Jesus e o Espirito Santo usa para mante-lo diante da sua presença, o prazer em servir a Deus que foi levado ao extremo sacrifício de Jesus por nós é a prova de que não podemos ser negligentes  nessa caminhada para o prêmio maior que é a vida eterna com Jesus.

Não digo que será uma caminhada fácil,  pois basta a leitura da palavra para ver a verdadeira caminhada, mais.: Fiquem alegres e felizes, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês. Porque foi assim mesmo que perseguiram os profetas que viveram antes de vocês. (Mateus 5:12)

Se os amigos me perguntarem, se sofro algum tipo de descriminação por ser Crente? Responderei sem nenhum constrangimento! Sim. Claro que até agora, nada que se comparado as  que sofreram os irmãos do passado, mais ouço diariamente todo tipo de insinuações  para mostrar alguma falha de conduta de alguém ou denominações que dizem serem cristã e/ou simplesmente para de forma maldosa terem o prazer de dizerem: É por isso que eu não gosto de religião e não acredito em Deus. Querendo com isso provocar em mim um ardente defesa do Evangelho de forma tal que fique mais parecido com o que eles dizem de nós: Fanático.

Mais para minha felicidade é justamente nesta hora que o Espirito Santo age na vida de um Crente! E nessa hora que a sabedoria de Deus é manifesta pela lembrança dos versículos certos que dito da maneira certa, irá provocar o efeito justamente contrario a intenção inicial do provocador. Pela minha obediência aos ensinamentos de Cristo e que o Espirito Santo me faz recordar, não reajo com palavras que possam gerar mais argumentos polêmicos, atenho-me a mostrar pela palavra onde fundamento a minha fé.

Deixando para os que não conhece o amor de Jesus, a árdua e inútil tarefa de Julgar.

Todas as formas de tentativas de desanimar aos que professam sua fé em Jesus, farão parte da vida de um pessoa que aceita a Jesus a partir do minuto seguinte a sua decisão. Vejam o que Tiago o irmão de Jesus que se tornou um dos seus discípulos nos ensina.:

Eu, Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, envio saudações a todo o povo de Deus espalhado pelo mundo inteiro.

Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições.

Pois vocês sabem que, quando a sua fé vence essas provações, ela produz perseverança.

Que essa perseverança seja perfeita a fim de que vocês sejam maduros e corretos, não falhando em nada!

Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos.

Porém peçam com fé e não duvidem de modo nenhum, pois quem duvida é como as ondas do mar, que o vento leva de um lado para o outro.

Quem é assim não pense que vai receber alguma coisa do Senhor, pois não tem firmeza e nunca sabe o que deve fazer.

O irmão que é pobre deve ficar contente quando Deus faz com que melhore de vida; e quem é rico deve sentir o mesmo quando Deus faz com que piore de vida. Pois quem é rico desaparecerá como a flor da erva do campo.

Quando o sol brilha forte, e o seu calor queima a planta, aí a flor cai, e a sua beleza é destruída. Do mesmo modo, quem é rico será destruído no meio dos seus negócios.

Feliz é aquele que nas aflições continua fiel! Porque, depois de sair aprovado dessas aflições, receberá como prêmio a vida que Deus promete aos que o amam.

Quando alguém for tentado, não diga: “Esta tentação vem de Deus.” Pois Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo não tenta ninguém.

Mas as pessoas são tentadas quando são atraídas e enganadas pelos seus próprios maus desejos.

Então esses desejos fazem com que o pecado nasça, e o pecado, quando já está maduro, produz a morte.

Não se enganem, meus queridos irmãos.

Tudo de bom que recebemos e tudo o que é perfeito vêm do céu, vêm de Deus, o Criador das luzes do céu. Ele não muda, nem varia de posição, o que causaria a escuridão.

Pela sua própria vontade ele fez com que nós nascêssemos, por meio da palavra da verdade, a fim de ocuparmos o primeiro lugar entre todas as suas criaturas.

Lembrem disto, meus queridos irmãos: cada um esteja pronto para ouvir, mas demore para falar e ficar com raiva.

Porque a raiva humana não produz o que Deus aprova.

Portanto, deixem todo costume imoral e toda má conduta. Aceitem com humildade a mensagem que Deus planta no coração de vocês, a qual pode salvá-los. Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática.

Porque aquele que ouve a mensagem e não a põe em prática é como uma pessoa que olha no espelho e vê como é.

Dá uma boa olhada, depois vai embora e logo esquece a sua aparência.

O evangelho é a lei perfeita que dá liberdade às pessoas. Se alguém examina bem essa lei e não a esquece, mas a põe em prática, Deus vai abençoar tudo o que essa pessoa fizer.

Alguém está pensando que é religioso? Se não souber controlar a língua, a sua religião não vale nada, e ele está enganando a si mesmo.

Para Deus, o Pai, a religião pura e verdadeira é esta: ajudar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e não se manchar com as coisas más deste mundo. (Tiago 1:1-27)

Nestes 27 versículos estão muitas das boas praticas e das dificuldades que é a vida de um Crente Cristão. Alguns poderão soar até familiar a praticas que muitos preferem fazer como se assim pudesse! Escolher esta ou aquela pratica para se assim dizerem, como a palavra mesmo afirma: Faltos de Sabedoria, e que invés de pedirem a quem realmente pode dá, se contentam com vãs teorias filosóficas de homens que nada poderão fazer para salva-lo.

Espero que meditem no que leram hoje e busque a sabedoria de Deus para guia-los.

Oro para que para este propósito Jesus por ti interceda.

Amém.

Glória à Deus.

 

Vivo por Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem este espaço para testemunhar como este Blog mudou sua forma de relacionar-se com Jesus Cristo.

Os Cristãos seus "líderes" e as eleições.

  Todos os  brasileiros que estão acompanhando as medidas impostas pelos “vencedores” das eleições passadas. Não deveria demonstrar surpresa...