sábado, 2 de abril de 2011

Espere pelo Senhor!

 

ia_1corintios4_5

Não diga: "Eu o farei pagar pelo mal que me fez! " Espere pelo Senhor, e ele dará a vitória a você. Provérbios 20:22

Ler jornal, assistir noticiários na Tv ou navegar nos portais de noticias é uma comprovação da total falta de civilidade que vivemos em plena era da revolução do conhecimento moderno globalizado através da internet e todos os meios tecnológicos de comunicações.

A grande ironia nesta tão alardeada Globalização vem da comprovação de que não existe grandes diferenças quando se refere a atos de violência praticadas entre pessoas sem que estejam em estado de guerra entre nações. Vemos diariamente entre os povos de todos os continentes dos mais evoluídos aos que ainda conservam costumes ancestrais, a mesma predisposição a serem violentos ao extremo.

Entre as muitas tentativas de se explicar tanta violência entre vizinhos, amigos, parentes, desconhecidos ou desafetos ocasionais está a alegação do direito a Vingar-se de algo que considere agressão a sua própria pessoa ou a outra do circulo de preferencia. Digo preferencia pois não existe desculpa para os que alegam o matar por amor! Pelo simples fato de quem ama não mata.

A ideia que parece predominar na humanidade de que o sentimento de vingança faz parte do Ser Humano é apenas uma tentativa de explicar mais uma das muitas desobediências e a falta de conhecimento da palavra de Deus.

Jesus sempre ensinou nas suas pregações exatamente o contrario da ideia corrente desde a época em que aqui esteve entre nós.

Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’.

Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, Mateus 5:42-44.

Desde aquele tempo já havia quem cultivasse o sentimento de antagonismo ao próximo mais Jesus mostrou que quem agia assim não estava fazendo mal a quem dizia odiar, estava fazendo mal a si mesma e que não havia nada que valesse a pena para agirem desta maneira.

Para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.

Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa receberão? Até os publicanos fazem isso!

E se vocês saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! Mateus 5:45-47.

Que direito pensa ter uma pessoa para se vingar? Ter sido contrariado na sua vontade? Ter sido traído sentimentalmente? Ter sido roubado? Ou culpa o mundo pela sua condição atual? Qual é a sua motivação ou razão que pense ter para justificar a sua vingança? Seria algo mais grave, como terem matado o seu inocente filho?

Se até um ato desta dimensão fosse motivo suficiente para a vingança pessoal! Nós não estaríamos aqui hoje, ou esquecem que nossos antepassados assassinaram o único e amado filho de Deus! Jesus Cristo?

Não meus caros por mais que doa, por mais que soframos nada justifica a vingança pessoal. Está ideia maligna que infelizmente se enraizou no coração de muitos e em todos os lugares do mundo, é mais uma das ardilosas armadilhas do Diabo. Que convencendo alguém do seu “direito” a vingança consegue ao mesmo tempo roubar a vida eterna de 02 criaturas de Deus que poderiam um dia conhecer o seu Salvador Jesus. Sendo que o mata por vingança se torna tão assassino quando ao que morreu. E quando falo de assassino não estou somente me referindo a morte física infligida por um ato violento, existe toda uma gama de atos assassinos sem que aja a morte física. O Desengano, mentira, traição, falta de amor, diferenças sociais, e até a inveja são equiparadas a verdadeiros assassinatos de sonhos e esperanças, contudo nada disso também justifica que se parta para vingança.

O aparente sentimento de alivio que alguns diz sentir após perpetrar um ato de vingança pessoal é as vezes quase que imediatamente substituído por outro que leva a condição do vingador a pior do que o vingado.

"Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte." (II Coríntios 7:10)

É como ter havido uma troca de condição motivadora para o ato. Quem já não ouviu falar de pessoas que foram vingadas do seu desafeto por outro que também se sentiu no “direito” de vinga-lo? Torna-se muitas vezes uma verdadeira maldição na vida de que comete o ato de vingança que muitas vezes pode atingir entes queridos. Toda motivação maligna que está por trás deste nocivo sentimento de Vingança leva aos poucos a destruição da dignidade humana que ainda restava em quem age por instinto de vingança, é lança-se aos instintos primitivos mais baixos não estando portanto em nenhuma hipótese relacionado com a vontade e o desejo de Deus para nós.

Jesus encerrou o ensinamento em que condena veementemente a vingança. Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês. Mateus 5:48.

Ser perfeito não é uma condição alcançável por qualquer pessoa mesmo que esteja caminhando conforme os ensinamentos de Jesus e nem também é uma condição que possamos desejar ter para vangloriarmos. O ser perfeito que Jesus pede que sejamos é dentro de tudo aquilo que nos é possível ser.

É exatamente o que a leitura diária e o conhecimento do que Deus considera bom para o homem escrito e ensinado na Bíblia é que faz com que, gradativamente venhamos deixar de praticar atos que estão em desacordo com o caminhar com Jesus. Não há nenhuma forma condição imposta para andar com Jesus. Ele nunca irá impor nenhuma penitencia sacrifício e pedir que pague algo pelos nossos pecados! O que Jesus pede e é a única forma para que alguém possa ficar livre das amarras do pecado é o Arrependimento.

"Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento." (Mateus 9 : 13)

Quem permite que o desejo de Vingança domine a sua vida na verdade irá se tornar mais uma vitima do seu próprio desejo. Deixe para trás este sentimento e espere sua vitória completa no Senhor.

"Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR," (Atos 3 : 19)

Venha para Jesus.

Amém

Vivo por Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem este espaço para testemunhar como este Blog mudou sua forma de relacionar-se com Jesus Cristo.

Os Cristãos seus "líderes" e as eleições.

  Todos os  brasileiros que estão acompanhando as medidas impostas pelos “vencedores” das eleições passadas. Não deveria demonstrar surpresa...