quarta-feira, 25 de maio de 2011

De que serve o dinheiro na mão do tolo, já que ele não quer obter sabedoria? Provérbios 17:16.

lindoot

Interessante como a sabedoria de Deus excede os tempos. Lendo o versículo acima foi o mesmo que estar me vendo num Domingo à noite sentado a frente da TV aguardando a Zebra do Fantástico divulgar o resultado final do teste 519 da Loteria Esportiva de Setembro de 1981. Sabem por quê? Dos 13 pontos necessários para que viesse a ganhar na loteria, já havia cravado 09 acertos e tinha mais 03 garantidos pois havia jogado triplos mais faltava o jogo de número 12 Palmeiras X Portuguesa de Desportos onde eu tinha marcado um duplo coluna um Palmeiras ou do meio empate. Apesar de ser um jogador contumaz não tinha o hábito de acompanhar os jogos e lá estava eu torcendo pelo resultado… e não é que deu Coluna do meio. Bingo 13 pontos havia ganhado na Loteria… eu e mais 2.300 e poucos outros que assim como eu achava que o dinheiro iria como diz o ditado: Trazer a felicidade ou mandar busca-la.

Apesar de não me surpreender! Mais para que venha comprovar a quem ainda possa duvidar de quanto Deus é presença constante na vida de um crente posso afirmar que não foi uma coincidência todo o relato acima e o fato de que eu só vim e este versículo agora quando buscava inspiração para o tema que o Senhor gostaria que escrevesse. E que não tenha se passado nem uma hora e meia que havia dito como testemunho em conversa com meu Diretor Comercial; que muito dinheiro ao contrário do que se diz não traz necessariamente a felicidade a reboque!

E creiam há muito tempo que eu não me recordava deste fato na minha vida e não que fosse por algum sentimento de frustação. Agora tendo que puxar um pouco da memoria para descrever parcialmente alguns detalhes é fácil entender mais ainda a profundidade do significado do versículo acima.

Falei também que realmente não me arrependia de ter como diz no mundo “torrado toda a grana” Estou sendo sincero ei verdadeiro realmente não tenho nenhum arrependimento. Contudo como vocês imaginariam que eu estivesse hoje se ao invés de ter gastado tudo para minha satisfação pessoal ao longo de quase 10 anos tivesse por exemplo:

1) Investido em um intercâmbio na China para aprender Mandarim? (olha o que é a China hoje)

2) Investido somente uma parte do dinheiro para especializar-me informática! Área que despontava no Brasil na década de 80? (Nesta época o pessoal do CPD se achava)

3) Se…Se…Se tivesse procurado: Obter Sabedoria? Com certeza ainda não teria se acabado é muito provável que tivesse aumentado.

Mais eu ainda não conhecia Deus. "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada." Tiago 1:5.

Longe de ser uma historia de fracasso ou frustação é um exemplo muito real do que ocorre e continua ocorrendo com quem busca de qualquer forma encontrar a tão desejada Felicidade através de riquezas; sem querer parecer hipócrita, posso afirmar que não era nem um pouco mais feliz do que realmente hoje sou. O que o dinheiro me deu ou o que eu pude fazer com ele? Creio que Deus permitiu que eu me recordasse deste fato da minha vida para mais uma vez mostra-me o quanto sou Alegre por estar hoje com Jesus.

Em todo o Novo Testamento não existe nem uma vez se quer em todos os 27 Livros que o compõem a menção da palavra: Felicidade e no Antigo testamento a única vez que é mencionada é para também mostrar o quanto ela é frágil´: "Sobrevieram-me pavores; como vento perseguem a minha honra, e como nuvem passou a minha felicidade." Jó 30 : 15.

Enquanto que a expressão Sabedoria aparece 169 vezes no Antigo Testamento e 48 vezes no Novo Testamento o que dar a real dimensão e importância do adquirir sabedoria. Podemos ver isso ainda também no Antigo Testamento onde o Rei Salomão conversava em sonho com Deus.:

Em Gibeom o Senhor apareceu a Salomão num sonho, à noite, e lhe disse: "Peça-me o que quiser, e eu lhe darei".

Salomão respondeu: Tu foste muito bondoso para com o teu servo, o meu pai Davi, pois ele foi fiel a ti, e foi justo e reto de coração. Tu sustentaste grande bondade para com ele e lhe deste um filho que hoje se assenta no seu trono.

Agora, Senhor meu Deus, fizeste o teu servo reinar em lugar de meu pai Davi. Mas eu não passo de um jovem e não sei o que fazer.

Teu servo está aqui entre o povo que escolheste um povo tão grande que nem se pode contar.

Dá, pois, ao teu servo um coração cheio de discernimento para governar o teu povo e capaz de distinguir entre o bem e o mal. Pois, quem pode governar este teu grande povo? "

O pedido que Salomão fez agradou ao Senhor.

Por isso Deus lhe disse: Já que você pediu isto e não uma vida longa nem riqueza, nem pediu a morte dos seus inimigos, mas discernimento para ministrar a justiça fará o que você pediu. Eu lhe darei um coração sábio e capaz de discernir, de modo que nunca houve nem haverá ninguém como você.

Também lhe darei o que você não pediu: riquezas e fama; de forma que não haverá rei igual a você durante toda a sua vida.

E, se você andar nos meus caminhos e obedecer aos meus decretos e aos meus mandamentos, como o seu pai Davi, eu prolongarei a sua vida. I Reis 3:5:14.

A parti deste sonho Salomão se tornou o homem mais rico da sua época e reinou com justiça e sabedoria e mais tarde ainda escreveu o Livro de Eclesiastes onde narra suas conclusões em relação à inutilidade do muito se trabalhar para obter riquezas ou simplesmente até no fato de possui-la: As palavras do Mestre, filho de Davi, rei em Jerusalém:

Que grande inutilidade! diz o Mestre. Que grande inutilidade! Nada faz sentido!

O que o homem ganha com todo o seu trabalho em que tanto se esforça debaixo do sol?

Gerações vêm e gerações vão, mas a terra permanece para sempre.

O sol se levanta e o sol se põe, e depressa volta ao lugar de onde se levanta.

O vento sopra para o sul e vira para o norte; dá voltas e mais voltas, seguindo sempre o seu curso.

Todos os rios vão para o mar, contudo o mar nunca se enche; ainda que sempre corram para lá, para lá voltam a correr.

Todas as coisas trazem canseira. O homem não é capaz de descreve-las; os olhos nunca se saciam de ver, nem os ouvidos de ouvir.

O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol.

Haverá algo de que se possa dizer: "Veja! Isto é novo! "? Não! Já existiu há muito tempo; bem antes da nossa época.

Ninguém se lembra dos que viveram na antiguidade, e aqueles que ainda virão tampouco serão lembrados pelos que vierem depois deles.

Eu, o mestre, fui rei de Israel em Jerusalém. Eclesiastes 1:1-12.

Também posso afirmar! A momentânea felicidade proporcionada pelas condições de possuir bens matérias e desfrutar do que dizem ser: as coisas boas da vida. Não se compara com alegria que tenho por saber que hoje eu sei de onde vim, para que vim e para onde vou: Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis." Colossenses 3:24.

No mundo terreno ser servo é ser escravo de alguém! Enquanto no mundo espiritual. Ser servo de Deus um privilégio que ainda nos dá a garantia de que Ele cuidará de nós: Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.

Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal. Mateus 6:33 e 34.

Ou qual seria a riqueza necessária para  um homem  obter que fosse capaz de proporcionar-lhe uma garantia para evitar que um mal que lhe sobreveio? Mais aos seus servos Deus garante: Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.

Todos os que o odeiam certamente serão humilhados e constrangidos; aqueles que se opõem a você serão como nada e perecerão.

Embora procure os seus inimigos, você não os encontrará. Os que guerreiam contra você serão reduzidos a nada. Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, que o segura pela mão direita e lhe diz: Não tema; eu o ajudarei. Isaias 41:10-13

Creiam amigos (as) ainda a tempo de experimentar o verdadeiro ganho excelente que supera o maior prêmio de loterias que os homens possam criar.

"Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo." Romanos 14:17.

A verdadeira felicidade só é possível pela alegria de aceitarmos a Jesus Cristo na nossa vida ou existe alguma coisa melhor do que ser chamado de Filho de Deus? "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome;" João 1 : 12.

A não ser que você prefira ser confundido com um Chimpanzé?

Não se depender do meu desejo em oração pela sua vida.

Graças a Deus

Amém.

AA Vivo por Jesus -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem este espaço para testemunhar como este Blog mudou sua forma de relacionar-se com Jesus Cristo.

Os Cristãos seus "líderes" e as eleições.

  Todos os  brasileiros que estão acompanhando as medidas impostas pelos “vencedores” das eleições passadas. Não deveria demonstrar surpresa...