quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas. Mateus 7:12

Para o Alvo

Jesus resumiu os Dez mandamentos da Lei de Moises em duas condições que seria suficiente para qualquer pessoa mostrar o respeito aos demais. Ele disse: Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças, este é o primeiro mandamento. ’ Mateus 7:30 e O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. “Não existe mandamento maior do que estes”. Mateus 7:31

Então estariam cumprindo a Lei e toda a vontade de Deus revelada pelos Profetas. Em toda a Escritura Sagrada desde o Antigo Testamento Deus orientava o seu povo a tratar-se de forma tal como gostaria que fossem tratados. Jesus Cristo então estabeleceu não um mandamento novo; mais reforçou estes princípios mostrando como devemos começar a exerce-lo. "Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo." Mateus 19 : 19.

Quem tem mais de trinta anos já deve ter ouvido de uma avó, tia ou até da própria mãe um ditado que diz: que não é bom filho também não é bom marido ou até há quem seja mais duro: não presta! Não parece guardar certa semelhança  ao respeito filial com o versículo acima? Mais a semelhança para por ai. O fato de que, as muitas das ditas sabedorias populares antigas terem sido baseadas em princípios bíblicos, não as tornam de maneira alguma “sabedoria” infelizmente não serviram ao proposito pela qual foram na Bíblia ensinadas e por causa desta mistura feita por homens (e de forma proposital, é bom que se diga.) da palavra sagrada de Deus; com a sua limitada, porém criativa mentalidade é que muitos foram crescendo, vivendo e morrendo acreditando mais em ditos populares e não crendo na forma original dos ensinamentos de Deus e nenhum bom proveito teve deles.

Aqueles Fariseus e Escribas da época de Jesus, não foram erradicados e são como eles os que desprezam os ensinamentos originais e únicos da Bíblia em detrimento a teorias, dogmas, sabedoria popular e os costumes que são como um câncer que se instala no meio do povo e distorce a pura palavra de Deus. “Ama-lo de todo o coração, de todo o entendimento e de todas as forças, e amar ao próximo como a si mesmo é mais importante do que todos os sacrifícios e ofertas”. Marcos 12:33.

Na Lei havia a concessão do ódio ao inimigo. Jesus, porém ensinou que muito se perderia quem vivia alimentando-se desde sentimento. “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’”.

Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa receberão? Até os publicanos fazem isso!

E se vocês saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! Marcos 5:45-47.

Jesus não abria a boca para pronunciar adaptações da palavra de Deus. Ele revelava na integra qual o sentido pratico dela para a nossas vidas. "Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas." Mateus 7 : 29. E também alertava, quanto ao fato de que envergonhasse das palavras de Jesus e as trocarem por Ditados Populares não é sabedoria e nem boa troca. “Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos". Marcos 8:38.

Mesmos sendo falsos, bajuladores e mal intencionados e ainda que cheios de ódio, os Fariseus não conseguiam encontrar outras palavras que pudesse expressar Jesus, há não ser as que verdadeiramente o descrevia. Enviaram-lhe seus discípulos juntamente com os herodianos que lhe disseram: "Mestre, sabemos que és íntegro e que ensinas o caminho de Deus conforme a verdade. Tu não te deixas influenciar por ninguém, porque não te prendes à aparência dos homens. Mateus 22:16.

Fujam da aparência das coisas e dos falsos mestres que são como Lobos atrás de pessoas que como ovelhas, estão sem pastor. "E Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas." Marcos 6:34.

São os homens que dão honra a homens pela aparência. Deus honra o homem pelo seu conteúdo. "Portanto, pelos seus frutos os conhecereis." Mateus 7 : 20.

Devemos então ter pelos outros o mesmo amor pelo qual Deus nos amou e por isso enviou o seu Filho Jesus.

Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros.

Ninguém jamais viu a Deus; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós. Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito.

E vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo.

Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.

Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele. I João 4:9-16.

Ainda que possam achar difícil conseguir realizar está determinação do Senhor Jesus, lembre-se de todas as coisas que por muito tempo vem buscando alcançar neste mundo. E agora medite neste desejo de Jesus para a vida dos que se propõem a seguir os seus mandamentos. Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês. Mateus 5:48. Afinal se puderem tão somente, não ser iguais aos que não desejam a perfeição de Deus! E aceitarem a Jesus como seu único e suficiente Salvador! Já estarão dando o primeiro passo para este Alvo.

"Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." Filipenses 3 : 14

Amém.

Glória a Deus.

AA Vivo por Jesus -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem este espaço para testemunhar como este Blog mudou sua forma de relacionar-se com Jesus Cristo.

Os Cristãos seus "líderes" e as eleições.

  Todos os  brasileiros que estão acompanhando as medidas impostas pelos “vencedores” das eleições passadas. Não deveria demonstrar surpresa...