quarta-feira, 31 de agosto de 2011

“De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro,” I Timóteo 6:6

 

ia_proverbios21_5

Piedade no dicionário bíblico é = Respeito pelas coisas de Deus e espírito de devoção. O que faz com que tenhamos sim uma grande fonte de lucro quando o respeitamos pois tudo que temos gerado por Ele nos é suficiente. “pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeito. Timóteo 6:7 e 8.

Com certeza no mundo capitalista em que vivemos esta afirmação é vista com total reprovação, pois vai de contra a tudo aquilo pelo qual as pessoas são ensinadas desde a infância como sendo mais importante de conseguir ao longo da vida: o acumulo de coisas materiais. Não importando o quanto possa custa-los esta busca frenética pelo ter.

Hoje sei exatamente o que o apostolo Paulo queria ensinar ao seu discípulo Timóteo quando lhe enviou estes ensinamentos e posso compreender como é difícil para uma pessoa que não conhece a Palavra de Deus e que ainda não aceitou Jesus Cristo e não é dirigida pelo Espirito Santo, resistir aos apelos cada vez mais explícitos e poderosos. Eu tenho como trabalho secular a função de Consultor de Negócios em Telecomunicações e como estou diretamente ligado a área comercial em vendas! Sei o que é pressão para que venha conquistar clientes diariamente. E toda esta pressão tem como principal argumento a possibilidade de aumento de ganhos! Seja por premiação de atingimento de metas = ganho, superar metas = ganho, competitividade = ganho, mais trabalho = ganho… ganho… ganho. É como se estivéssemos no País das Maravilhas! Tudo é maravilhoso e tão fácil que até podemos chegar ao ponto de não aceitar que não seja possível ter o que queremos.

E como faço para resistir a toda esta pressão e mesmo assim poder atingir as metas que me são dadas sem porém fazer do ganho a minha motivação maior? É o que quero mostrar pelo meu testemunho que é possível.

Graças a Deus que através do seu Filho Jesus Cristo me libertou das armadilhas que o mundo com sua insaciável sede de riquezas cada vez mais me sugava, posso aplicar o meu conhecimento da palavra para não me envolver além do normal e necessário. Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, Timóteo 6:9.

Talvez para muitos possa parecer uma atitude piegas ou hipócrita ou contraditório de minha parte falar do capitalismo e suas mazelas e tirar meu sustento deste mesmo sistema.

Peço que não faça juízo de valor apenas por esta contingência necessária que se dá pelo fato de que estou ainda no mundo! Ainda que sendo um estrangeiro. "Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra."  Hebreus 11 : 13

Como preciso pagar minhas contas, me vesti, alimentar-me é pelo meu trabalho secular que obtenho recursos. Sem contudo estando indo de contra a minha fé; devo e posso fazê-lo sim! Principalmente se respeitando os princípios estabelecidos por Jesus para poder ter acesso ao Reino de Deus. Certo de como Ele mesmo disse não precisarei me preocupar em somente ganhar. "E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós." João 17 : 11.

Lembre-se que acima falei que compreendia que seja aparentemente difícil manter-se fiel a Deus e ao mesmo tempo alcançar metas estabelecidas pelo principio do ganho e até entendo também que buscar atingir uma meta que possa proporcionar uma recompensa financeira não seja nenhum pecado. O que não permito é que está recompensa seja exclusivamente o motivo e para isso tenha que fazer qualquer coisa para atingi-la. "E não sede conformados com este mundo, mas sede transformada pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." Romanos 12:2.

A partir do momento que foi renovado o meu entendimento da importância das coisas e que estou fazendo a perfeita vontade de Deus, sei que certamente serei abençoado em tudo que faço de acordo com a sua verdade. "Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos;" I Timóteo 6:17.

Graças a Misericórdia de Deus que me capacita a não mais ser dependente do que há no mundo enquanto ainda esteja nele. Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.

Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provêm do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. I João 2:15-17.

Amanhã estou iniciando a atividade de vendas em uma nova empresa , este é um dos dons que o Senhor me concedeu para exercer aqui no mundo e oro a Deus que possa permanecer firme em tudo aquilo que afirmei ser possível manter-me e que o Senhor continue a guardar-me, pois o respeito a sua palavra é minha motivação maior. "Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos." Salmos 91:11.

Deus não deseja que nenhum do seus filhos passe necessidades e tão pouco nos impede que possamos ser ricamente abençoados; o que faz com que não sejamos, como se diz na minha área de atividade. “Totalmente focado” no dinheiro é o entendimento do perigo que há por trás dele quando excessivamente cobiçado. "Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores." I Timóteo 6 : 10.

E eu bem sei que para pagar o preço da minha Salvação não haveria dinheiro no mundo suficiente. "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais," I Pedro 1:18

Contudo Jesus Cristo pagou pelos meus pecado com o seu precioso Sangue na Cruz.

Amém.

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem este espaço para testemunhar como este Blog mudou sua forma de relacionar-se com Jesus Cristo.

Os Cristãos seus "líderes" e as eleições.

  Todos os  brasileiros que estão acompanhando as medidas impostas pelos “vencedores” das eleições passadas. Não deveria demonstrar surpresa...