domingo, 20 de novembro de 2011

Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus. II Coríntios 5:21.

image

É mais comum do que se possam imaginar o número de pessoas que acham que são realmente especiais. Que possuem as melhores qualidades e acham-se os melhores seres do mundo. É um tremendo equivoco pensar dessa maneira; e pior achar ser a própria manifestação na terra da “justiça de Deus”? Qualquer pessoa em plena consciência mental tem certeza das suas imperfeições e inconsistências! Como é que podem então ser como “a justiça de Deus”?

Está arrogância filosófica baseada em obras humanas tem levado muitos a permanecerem enraizados nos diversos pensamentos egoístas de que são capazes de serem melhores do que seu próximo. Contrariando totalmente o principio ensinado por Jesus Cristo: Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo; Marcos 10:43.

Ele, o próprio Jesus deu vários exemplos de que o torna uma pessoa verdadeiramente sabia é a capacidade de aprender e doar-se. Não entre os homens nenhum atributo que possa fazê-los justos diante de Deus. Como está escrito: "Não há nenhum justo, nem um sequer; Romanos 3:10. Nenhuma capacidade existe nos seres humanos que se enquadre aos padrões de Deus. Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.
Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá. 1 Coríntios 13:1-3.

Para os padrões de Deus ser alcançado é necessário que tudo o que façamos tenha uma única motivação: O amor. “Ai é que peca aqueles que pensam já terem alcançado condição pelos padrões humanos de serem tido como” “justos”. Não há meus queridos nunca houve e nunca haverá quem possa dizer que em tudo nunca peca. Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós. 1 João 1:10.

É isso ai! Nem os que dizem conhecerem a palavra de Deus estão imunes ao pecado. Por isso que ao afirmar que a incapacidade humana não permite que haja entre homens nenhum que possa ser visto como justiça de Deus; estou corroborando o que o versículo titulo diz, que foi necessário Deus enviar a Jesus Cristo, aquele que se fez homem mais nunca pecou para que pela nossa incapacidade de vivermos afastado do pecado fosse feito pecado por todos nós. Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Hebreus 4:15.

Por isso que sou cético e não vejo com bons olhos as manifestações pessoais ou por declaração de outros sobre os “extremos atos de bondade” que de tempo em tempo são alardeados por alguém.

1º) Não existe nada de extraordinário em fazer o bem. Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado. Tiago 4:17.

2º) E não é necessário nenhum alarde se realmente fazem! Bom seria mesmo que todos fizessem. Mas o que pensam que podem por fazer algo, serem vistos como sendo uma pessoa impar estão muitos enganados.

Jesus deixou isso bem claro quanto ensinou qual deveria ser o comportamento e as ações de um verdadeiro cristão temente a Deus.

Tenham o cuidado de não praticar suas ‘obras de justiça’ diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial.

Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita, de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará.

E quando vocês orarem, não seja como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa.

Mas quando você orar vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará.

E quando orarem, não fique sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos.

Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem. Mateus 6:1-8.

Vejam como os homens fazem tudo errado. Engraçado que tem pessoas que gastam mais para anunciarem as suas “beneficências” do que o tenham dado. Querem ser visto como benfeitores e buscam, eles mesmos a honra por isso. A estas pessoas Jesus bem chamava de hipócritas: E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim; Marcos 7:6.

Pode até parecer repetitivo dizer que é inútil às muitas obras quando o fim é buscar a atenção de Deus. É mais pura realidade! Tudo que se faça neste mundo ficará aqui mesmo; ajudar dar esmola comida agasalho, tudo isso é correto quando a sua intenção é suprir a necessidade do próximo. Jesus exemplifica muito bem na passagem do Samaritano.

E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás.
Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?
E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele; E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.
Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?
E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.
Lucas 10:27-37.

Para que sejamos salvos e tenhamos a vida eterna só é necessária uma única coisa. A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Romanos 10:9.

No mais, tudo que tenham aprendido e que fazem aqui só servirá para aquilo que foi proposto: Esmola como esmola; Alimento como alimento; Roupa como roupa. Sacrifícios; promessas; rezas; penitências e tudo mais não têm nenhum valor ou condição de fazer com que sejam levados a Deus.

Desde que o mundo é mundo, todas estas coisas são praticadas e nada altera a limitada capacidade do homem para parecer justo: Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus. Romanos 10:3 .

E é notório o porquê dessa incapacidade: Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. Tiago 1:20

Somente através de Jesus Cristo é possível vermos a verdadeira justiça de Deus.

Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Romanos 3:22-24

Amém.

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem este espaço para testemunhar como este Blog mudou sua forma de relacionar-se com Jesus Cristo.

Os Cristãos seus "líderes" e as eleições.

  Todos os  brasileiros que estão acompanhando as medidas impostas pelos “vencedores” das eleições passadas. Não deveria demonstrar surpresa...