segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

E, tendo sido advertidos em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram a sua terra por outro caminho. Mateus 2:12

 

image

 

Tal como o Rei Herodes que tentou matar Jesus logo após seu nascimento. Nos dias de hoje tenta-se gradativamente levar ao esquecimento a historia e a importância de Jesus Cristo para a humanidade.

Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do Oriente chegaram a Jerusalém
e perguntaram: "Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo".
Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado, e com ele toda a Jerusalém.
Tendo reunido todos os chefes dos sacerdotes do povo e os mestres da lei, perguntou-lhes onde deveria nascer o Cristo.
E eles responderam: "Em Belém da Judéia; pois assim escreveu o profeta:
‘Mas tu, Belém, da terra de Judá, de forma alguma és a menor entre as principais cidades de Judá; pois de ti virá o líder que, como pastor, conduzirá Israel, o meu povo’ ".
Então Herodes chamou os magos secretamente e informou-se com eles a respeito do tempo exato em que a estrela tinha aparecido.
Enviou-os a Belém e disse: "Vão informar-se com exatidão sobre o menino. Logo que o encontrarem, avisem-me, para que eu também vá adorá-lo".
Depois de ouvirem o rei, eles seguiram o seu caminho, e a estrela que tinham visto no Oriente foi adiante deles, até que finalmente parou sobre o lugar onde estava o menino.
Quando tornaram a ver a estrela, encheram-se de júbilo.
Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra. Mateus 2:1-11.

Talvez então vocês estejam pensando! Por que então esse cara não aprova os festejos do Natal, já que é uma oportunidade de trazer a lembrança a historia de Jesus? E eu respondo que: Por que isso não mais acontece. Só para citar o meu exemplo e que com certeza não é diferente de muitos. Recebi inúmeros e-mails de mensagens desejando-me Feliz Natal ou Boas Festas e em nenhum deles havia menção ao verdadeiro motivo: Jesus Cristo. Por quê? Não é um nome comercial forte remete ao sofrimento na Cruz! Diria um especialista em marketing. Papai Noel! Esse sim. Gordinho, Bonachão com seu Ho! Ho! E as renas… cara! As renas o trenó o saco cheio de presentes. Ah! Esse é garoto propaganda que precisamos para vender muito.

Se vocês lerem os versículos acima verão que nem foi no dia do nascimento que os três magos o presentearam: Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do Oriente chegaram a Jerusalém Mateus 2:1. E mesmo crendo que possa ter havido em um passado muito distante uma nesguinha de boa intenção ao criarem todo aquele teatro do nascimento de Jesus. O possível efeito benéfico se perdeu com o tempo.

Não seria uma simples especulação pelo que vemos nos comerciais alusivos ao Natal que se houvesse uma tentativa de trazer novamente a razão e a necessidade do porque de separar o Jesus Cristo da Natividade relatada na Bíblia deste Natal sem Jesus Cristo. Com certeza esta ideia seria alvo da fúria dos Herodes do mercantilismo do capitalismo e de todos os consumistas que com certeza desejariam que esta ideia fosse deportada novamente para o Egito:

Depois que partiram, um anjo do Senhor apareceu a José em sonho e disse-lhe: "Levante-se, tome o menino e sua mãe, e fuja para o Egito. Fique lá até que eu lhe diga, pois Herodes vai procurar o menino para matá-lo".
Então ele se levantou, tomou o menino e sua mãe durante a noite, e partiu para o Egito, onde ficou até a morte de Herodes. E assim se cumpriu o que o Senhor tinha dito pelo profeta: "Do Egito chamei o meu filho". Mateus 2:13-15.

Felizmente a verdadeira historia do nascimento de Jesus não foi impedida pela maldade de um Rei e nem tão pouco será pela ganância do mercado sempre haverá quem deseje lembrar-se do verdadeiro motivo do seu nascimento e passar adiante.

Mais um ano está terminando para que outro se inicie dando continuidade ao ciclo da vida. Porém talvez a melhor época para que nas suas reflexões inclui-se um tempo para pergunta-se: Qual o Jesus que eu tenho acreditado (ou não!) até hoje?

Como está na imagem postada ontem: Jesus está voltando.

De que lado você estará?

Amém.

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem este espaço para testemunhar como este Blog mudou sua forma de relacionar-se com Jesus Cristo.

Os Cristãos seus "líderes" e as eleições.

  Todos os  brasileiros que estão acompanhando as medidas impostas pelos “vencedores” das eleições passadas. Não deveria demonstrar surpresa...