quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. Mateus 6:24.

image

Esta é uma das passagens da Bíblia onde podemos ver quem realmente está disposto a servir a Deus? Contudo até os dias de hoje ela continua sendo mal compreendida. Pois, ao contrario do receio que muitos têm de aceitarem a Jesus Cristo achando que terão que fazer voto de pobreza! Jesus não quer dizer que uma pessoa que tenha posses adquiridas ou herdadas de maneira licita não possa ser salva? O que está passagem quer ensinar é que não se deve colocar a dependência no dinheiro: Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. 1 Timóteo 6:10.

Foi exatamente isto que o Senhor Jesus quis mostrar a um homem que se apresentou a Ele dizendo querer servi-lo! E até se considerou apto pelas suas “qualidades” de observador da Lei de Moises. Porém, Jesus que conhecia o seu coração, lhe propôs algo que logo o entristeceu e fez mudar de ideia:

Quando Jesus ia saindo, um homem correu em sua direção, pôs-se de joelhos diante dele e lhe perguntou: "Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna? "
Respondeu-lhe Jesus: "Por que você me chama bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus.
Você conhece os mandamentos: ‘não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não enganarás ninguém, honra teu pai e tua mãe’".
E ele declarou: "Mestre, a tudo isso tenho obedecido desde a minha adolescência".
Jesus olhou para ele e o amou. "Falta-lhe uma coisa", disse ele. "Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me".
Diante disso ele ficou abatido e afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas. Marcos 10:17-22

Podemos observar duas importantes lições nesta passagem. A primeira: É que não adianta ninguém achar que possui alguma qualidade que possa superar as de Deus: Respondeu-lhe Jesus: "Por que você me chama bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus” O homem como fazem ainda hoje os que gostam de se sentirem justos e dignos, já se apresentou diante de Jesus com arrogância típica de quem gosta de se auto promover ou se destacar pela bajulação.

A segunda lição: Jesus apesar de já saber qual seria a reação do homem não deixou de ama-lo, assim como também não deixou de desmarcara-lo: Jesus olhou para ele e o amou. "Falta-lhe uma coisa", disse ele. "Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me". “Diante disso ele ficou abatido e afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas.”

Ficou claro que aquele homem não tinha a verdadeira intenção de ser um servo do Senhor. Talvez ele até gostasse dos sermões de Jesus, mas pelo que parece, quando dirigido aos outros! O seu verdadeiro caráter se manifestou pelo apego que ele mostrou as suas riquezas.

Jesus olhou ao redor e disse aos seus discípulos: "Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus! "
Os discípulos ficaram admirados com essas palavras. Mas Jesus repetiu: "Filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus!
É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus.
Os discípulos ficaram perplexos, e perguntavam uns aos outros: “Neste caso, quem pode ser salvo”? "
Jesus olhou para eles e respondeu: "Para o homem é impossível, mas para Deus não; todas as coisas são possíveis para Deus". Marcos 10:23-27.

Posso afirmar que existem sim, pessoas ricas que são verdadeiramente seguidoras de Jesus. Contudo, são pessoa que não fizeram da riqueza o seu senhor, pelo contrário? São pessoas que colocam a sua dependência nas mãos de Deus e o dinheiro como consequência de uma vida de acordo com os ensinamentos Dele. Ainda que não sejam muitos!

Mais de 2000 anos se passaram e ainda vemos a mesma situação se repetindo entre aqueles que buscam a Jesus Cristo ou para obter riquezas ou por que acham que por causa da riqueza terão o privilegio de andar com Ele. Como puderam observar, até os discípulos não compreenderam o que Jesus disse? Apesar de terem feito uma observação concordante ao exemplo que haviam presenciado. Jesus, no entanto tratou de mostrar-lhes que ainda que seja assim pela aparência humana, para Deus não há impossibilidade de aceitar um coração sincero. Porque Deus vê o coração e não a aparência: Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus. Lucas 12:21.

Pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que pela sua pobreza fôsseis enriquecidos.
2 Coríntios 8:9.

Mais uma vez vou dizer! Não há nenhum mal que uma pessoa seja prospera! Mas a avareza e a ganancia de forma nenhuma agrada a Deus. O enriquecimento que o versículo acima se refere é a plenitude das coisas espirituais. Aquele que recebe esta prosperidade divina é rico verdadeiramente, não precisarão endividar-se nos bancos, envolver-se com agiotas, estourar o limite de crédito. Porquanto não há distinção entre judeu e grego; porque o mesmo Senhor o é de todos, rico para com todos os que o invocam. Romanos 10:12

Portanto meus queridos (as) enquanto estiverem sendo servidas as riquezas materiais desde mundo! Estarão cada vez mais sendo dependentes e escravos delas e distanciando-se da verdadeira riqueza que é a espiritual que Jesus nós concede pela graça e ainda nos garante. Para aquele que é rico em Jesus Cristo nunca haverá falta de nada. Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. Hebreus 13:5.

Pare e veja como tem sido infrutífera a intenção de acumular riquezas materiais que limita a sua alegria ao seu saldo bancário. Enquanto que: Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Mateus 6:33. É no Reino de Deus que está o verdadeiro tesouro que irá nos manter enquanto estivermos aqui neste mundo e não o contrário. "Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mateus 6:19.

Como tudo que Jesus ensinou. O onde escolhemos depositar a nossa confiança é que determina a quem realmente queremos servir.

Amém.

imagePS: Natal sem Jesus? Estou fora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem este espaço para testemunhar como este Blog mudou sua forma de relacionar-se com Jesus Cristo.

Os Cristãos seus "líderes" e as eleições.

  Todos os  brasileiros que estão acompanhando as medidas impostas pelos “vencedores” das eleições passadas. Não deveria demonstrar surpresa...