terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer. 1 Coríntios 1:10

image

Com aproximação do final de ano vemos nos canais de Tv, nos jornais, revistas e na propria internet todo tipo e forma de superstições pelas quais são prometidas melhor sorte e até garantia de realizações na vida para o próximo ano. Entra ano e sai ano e vemos previsões baseadas em visões, premonições, cartas, búzios, pedras etc. Feitas por pessoas que alegam possuir poderes ou contatos sobrenaturais que lhes dão respostas a aquilo que eles dizem serem: O que irá acontecer no ano que se inicia.

Infelizmente as pessoas ansiosas por terem soluções fáceis para seus problemas ou por acharem que o motivo da sua felicidade depende de alguma previsão. Nem sequer se dão ao trabalho de verificarem dentre as muitas previsões de abrangência local, nacional ou mundial quantas feitas no ano anterior se cumpriram? E nem sequer as feitas para suas próprias vidas? Qual a que não dependeu dos seus próprios meios de obtê-las aconteceu de forma “sobrenatural”?

É lamentável saber que ainda existem pessoas que vivem (e muitas vivem muito bem) da arte de enganar aos seus semelhantes com promessas e previsões que elas mesmas não “profetizariam” para si. Se eu fosse enumerar as previsões que recebi ao longo da minha vida sem Jesus e não me refiro somente as de fim de ano. Pois para piorar nasci em uma das capitais do país onde se mais fazem previsões, Salvador, BA. O que os tolos chamam de terra do misticismo seria mais correto chamar de terra dos iludidos.

No resto do país e outros também, sei que cada um conta com as suas superstições que vão desde: a amarrar pedaços de panos, carregar patuás, pé de coelho (que não deu sorte ao Coelho), colocar galhos de mato atrás da orelha, acender 1,2,3,4,5… velas, pular ondas, comer caroço de uva, guardar semente de romã e a mais magica de todas vestir-se de branco! Ou será azul? Quem sabe amarelo! A cada ano se inventa mais uma mandiga e as chamam de SORTE!

Sorte |sò| (latim sors, sortis, objeto para tirar algo à sorte, boletim de voto, resultado da tiragem à sorte, predição, quinhão, destino, classe, condição) s. f.

1. Combinação de circunstâncias ou de acontecimentos que influem de um modo inelutável. = DESTINO, FADO, QUINHÃO

2. Tendência para circunstâncias majoritariamente positivas ou majoritariamente negativas (ex.: boa sorte, má sorte). = FORTUNA 3. Tendência para acontecimentos positivos ou favoráveis. = FELICIDADE, FORTUNA, VENTURA ≠ AZAR, DESDITA, INFORTÚNIO 4. Série de desgraças ou desgostos. = FADÁRIO

5. Modo de viver. 6. O que toca em partilhas, em quinhão ou em lance. 6. Bilhete de rifa.

Seria então melhor concordar que a existência humana como já há quem pense assim deve-se há um mero acaso. Ou seja: SORTE. Uma combinação de circunstancias torna tudo possível. E que não é necessário que tenhamos: Inteligência, Capacidade Criativa. E o tal do pensamento logico seria desnecessário, pois atrapalharia a elaborada cumplicidade dos vários fatores que combinados gerariam o que foi gerado ao acaso. (Me permita esta viagem na teoria evolução que parece mas também uma obra de sorte. Por este acaso não sou um macaco.)

Pois para os que assim acham é claro não houve uma inteligência ou um ser superior que tenha interferido. A ideia de que a sorte e o acaso por si só foram capazes de fazer o “algo acontecer”. Resumindo: Para mim e acho que para vocês também é uma tremenda confusão achar que a minha vida a sua e todo o mundo tenha seus problemas resolvidos na sorte das previsões ou no acaso da junção de coisas. Vá querer ser macaco assim na China!

Desde os tempos do Antigo Testamento que estes porfiadores da sorte alheia existem. Não é nenhum fato novo. Muitos faziam as suas previsões adivinhações baseadas nos acontecimentos visíveis aos mais observadores. E claro que havia os que também eram contrario aos ensinamentos de Deus.

Porque não haverá mais alguma visão vã, nem adivinhação lisonjeira, no meio da casa de Israel. Ezequiel 12:24.

Viram vaidade e adivinhação mentirosa os que dizem: O SENHOR disse; quando o SENHOR não os enviou; e fazem que se espere o cumprimento da palavra. Ezequiel 13:6.

Nem encantador, nem quem consultem a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; Deuteronômio 18:11.

O apostolo Paulo também se deparou com esta pratica quando estava a ensinar os mandamentos do Novo Testamento de Jesus e revela de forma bem elucidativa de onde vem a capacidade de certas pessoas realizarem supostas previsões e quais os seus objetivos:

E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.
Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo.
E isto a fez por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu.
E, vendo seus senhores que a esperança do seu lucro estava perdida, prenderam Paulo e Silas, e os levaram à praça, à presença dos magistrados. Atos 16:16-19.

O espirito saiu da jovem sabem por quê? Porque não era o espirito dela mesma que podia por si só adivinhar.

O que hoje querem mascarar com o nome de poderes e capacidade espiritual não é nada menos do que uma possessão do espirito que habita em todos nós. Somos por essência um ser espiritual habitando no corpo material e que possuem alma e espirito próprio concedido na criação por Deus. O que diferencia termos a essência do próprio Espirito de Deus é a liberdade que ele nos dá de não nos tomar como sendo por criação sua posse . Deus nos convida a confessar o seu Filho Jesus para que então todos saibam qual o espirito que está habitando em nós e isto é o que o torna um Deus Justo e Fiel.  E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo. 1 João 4:3.

Esta época é favorável a falar-lhes do mundo espiritual, pois queiram ou não, acreditem ou nem tanto. Então porque estariam a buscar nestas simpatias ditas como sendo carregadas de poderes sobrenaturais resposatas para suas vidas? Portanto não há porque então se recusarem a entender melhor a verdadeira dimensão do mundo espiritual?

Pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniquidade nas regiões celestes. Efésios 6:12.

Minhas palavras não são para atingir a crença de quem quer que seja. As escrevo com o objetivo de alertá-los para o que possa está por trás de todas estas formas de previsões aceitas como sendo de “bons presságios” para suas vidas. Mas que no fundo poderá estar arrastando-lhes para compromissos e pactos com quem, se vocês soubessem (se é que não sabem) não gostaria de ter.

As eras se passam e o engano continua prevalecendo até contra a própria dita evolução humana. Não adianta vermos tantos avanços nos meios científicos e o crescente desenvolvimento da informática e percebermos que não se consegue tirar dos homens, os mesmo que são tidos como mais intelectualmente capazes a tendência a acreditarem em tudo que seja contrario aos mandamentos de Deus. Contrariam os seus próprios e aludidos conhecimentos ao negarem a existência de um Deus criador. Porém muitos baseados nas probabilidades das coisas aceitam a existência de um deus adivinhador: O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. 2 Coríntios 4:4.

Por isso que a cada ano eu fico mais firme na minha certeza de que todos os anos que ainda me restarem serão sempre maravilhosamente bem vividos sejam eles como forem. Se eu estiver na presença e andando conforme a vontade do meu único Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Onde está o sábio? Onde está o erudito? Onde está o questionador desta era? Acaso não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? 1 Coríntios 1:20.

Pense nisso antes de lançar sorte para sua vida em 2012.

Amém.

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem este espaço para testemunhar como este Blog mudou sua forma de relacionar-se com Jesus Cristo.

Os Cristãos seus "líderes" e as eleições.

  Todos os  brasileiros que estão acompanhando as medidas impostas pelos “vencedores” das eleições passadas. Não deveria demonstrar surpresa...