sábado, 17 de março de 2012

Irmãos, sigam unidos o meu exemplo e observem os que vivem de acordo com o padrão que lhes apresentamos. Filipenses 3:17

image

Desde a nossa tenra infância a começar pelos nossos pais, buscamos naqueles que vemos como lideres tirar os exemplos e orientações que possamos seguir ou que venha influenciar na nossa formação. Da mesma forma o apostolo Paulo exortava aos novos cristãos de Felipo que observassem e procurassem viver de agora em diante conforme os padrões do evangelho de Cristo.

Se parássemos para pensar que este costume, habito tradição ou como queira denominar; de buscarmos exemplos em alguém tem sobrevivido a séculos de experiências recheados de “bons e maus exemplos” e ainda hoje esta inserido como parte da cultura universal. Deveríamos nos preocupar em observar, mas atentamente em que categoria se enquadra os padrões daqueles que observamos possa estar nos apresentando. Talvez não seja possível distinguir o valor real das orientações que recebemos somente pelo falar e ensinar. Dai, mais um bom motivo que temos para ler a Bíblia e observar os padrões de Jesus Cristo. E dentro do padrão de Jesus vemos a chave para que tenham condição de saber se aquele ou aquela que estão lhe apresentando determinados padrões é confiável: Eles praticam o que “pregam”? - A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons. Mateus 7:18

A maneira mais fácil de verificarmos as verdadeiras qualidades de uma pessoa que se apresenta como um líder a ser seguido é observar se a sua vida gera bons frutos. Jesus Cristo costumava nas suas pregações utilizar exemplos práticos do cotidiano para ilustrar os seus ensinamentos e neste caso usou os frutos que devem ser gerados por toda arvore, pois Ele sabia que as pessoas que o ouvia eram na sua maioria os mais simples do povo. Vemos nesta conduta um dos frutos que um líder deve possuir: Ser humilde! Jesus tinha aprendido desde a infância todo o conhecimento das coisas dos homens e de Deus: Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens. Lucas 2:52. Porém a sua pregação era de simples compreensão, mesmo repleta de autoridade do que ensinava e não como um falso mestre: Todos ficavam maravilhados com o seu ensino, porque lhes ensinava como alguém que tem autoridade e não como os mestres da lei. Marcos 1:22 – Jesus ensina aqui outro fruto que devemos observar como qualidade de um líder : A ausência de arrogância.

Toda pessoa que busca influenciar outras deveriam entender que mais importante e produtivo do que anos de estudos e praticas de todas as técnicas aprendidas para exerce-la. É poder mostrar aos outro na sua própria vida a aplicação do que está querendo ensinar. Era exatamente o que Jesus Cristo fazia:

Jesus sabia que o Pai havia colocado todas as coisas debaixo do seu poder, e que viera de Deus e estava voltando para Deus; assim, levantou-se da mesa, tirou sua capa e colocou uma toalha em volta da cintura. Depois disso, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura. João 13:3-5. – Ele o Filho de Deus, o mestre estava dando exemplo de com deve ser a conduta de um líder que realmente se preocupa com as pessoas.

Mesmo que atitudes surpreendentes dentro da concepção humana que não seja comum, possa não ser compreendida de imediato, o líder que sabe o que esta fazendo ganhará a confiança plena dos seus liderados não por palavras apenas, mas demonstrando que todos são capazes de fazer igual: Chegou-se a Simão Pedro, que lhe disse: "Senhor, vais lavar os meus pés? " Respondeu Jesus: "Você não compreende agora o que estou lhe fazendo; mais tarde, porém, entenderá".
Disse Pedro: "Não; nunca lavarás os meus pés". Jesus respondeu: "Se eu não os lavar você não terá parte comigo".
Respondeu Simão Pedro: "Então, Senhor, não apenas os meus pés, mas também as minhas mãos e a minha cabeça! " João 13:6-9.

Outra qualidade que uma pessoa que lidera outra por amor, é a de não se deixar levar pelo exagero da compreensão. Jesus não disse a Pedro que ele estava exagerando, porém vez com ele visse que bastava fazer o que Ele ensinou. O bom líder não se aproveita de uma situação para “aparecer”: Respondeu Jesus: "Quem já se banhou precisa apenas lavar os pés; todo o seu corpo está limpo. Vocês estão limpos, mas nem todos".
Pois ele sabia quem iria traí-lo, e por isso disse que nem todos estavam limpos.
Quando terminou de lavar-lhes os pés, Jesus tornou a vestir sua capa e voltou ao seu lugar. Então lhes perguntou: "Vocês entendem o que lhes fiz?  João 13:10-12.

Outra qualidade peculiar a um líder segundo os padrões de Cristo está o fato de que Ele não deixa de atender a todos seus liderados por retaliação, antes Ele dá oportunidade que venha entender e se ajustarem: Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e com razão, pois eu o sou. Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz. João 13:13-15

Da mesma maneira, todos nós que buscamos influenciar aos outros transmitindo os ensinamentos de Jesus Cristo. Ainda que seja para salvá-los DEVEMOS ser os principais a praticar o que pregamos! Por quê? Como líderes – sejam com os amigos, parentes ou em posições de autoridade – nossa primeira ferramenta de influência é nossa vida de caráter (ou falta dele).

Pois, como já lhes disse repetidas vezes, e agora repito com lágrimas, há muitos que vivem como inimigos da cruz de Cristo.
Quanto a estes, o seu destino é a perdição, o seu deus é o estômago e têm orgulho do que é vergonhoso; eles só pensam nas coisas terrenas. Filipenses 3:18-19

Os versículos acima mostram claramente a importância de se conhecer “os frutos” gerados pelos que desejam serem exemplos de conduta. Não importa se em uma corporação, governo ou igreja. Qualquer líder em qualquer posição ou lugar de destaque que tem como padrão de vida a satisfação do seu Eu não poderá se um bom padrão de exemplo a ser seguido. Assim como aqueles que tenta influenciar pessoas pregando “bons” exemplos que não praticam também não devem ser visto como padrão a ser seguido: Eles atam fardos pesados e os colocam sobre os ombros dos homens, mas eles mesmos não estão dispostos a levantar um só dedo para movê-los. Mateus 23:4.

Por isso meus queridos (as) que os lares, as escolas, colégios, universidades, os governos, os legisladores há muito, deixaram de ser sinônimos de onde poderiam se tirar bons exemplos e seguir os padrões ensinados. E por que não incluir algumas igrejas? Pois eu, por exemplo! Prefiro ver a ouvir, determinados sermão. Isso mesmo! “ver um sermão”. Por que de ouvir basta os: Dos lares, das escolas, dos colégios, das universidades, dos governos, dos legisladores, supostos formadores de “opiniões” que, no entanto: Mas porque tantas não “praticam o que pregam”.

Portanto todos aqueles que desejam seguir os exemplos ensinados por Cristo e não estão dispostos a por em pratica inicialmente em si mesmos. Nem deveriam sequer tentar: O Filho do homem vai como está escrito a seu respeito. Mas ai daquele que trai o Filho do homem! Melhor lhe seria não haver nascido. Marcos 14:21

Temos que entender que apesar de podermos ser exemplos a ser seguido, não podemos em hipótese alguma substituir a qualidade principal que é o PADRÃO DE CRISTO. Devemos acima de tudo entender o porquê que a maioria das pessoas precisa ouvir e ver a mensagem antes que ela faça parte delas: Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão! Mateus 7:20. – Devemos ser reconhecidos não por nos mesmos, mas por vivermos dentro do padrão de Deus ensinados nos evangelhos de Jesus Cristo. - Um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos. Efésios 4:6.

Duvidem de qualquer outro padrão! Observem os frutos que foram gerados! Vejam os exemplos das muitas filosofias, religiões, seitas e tudo mais que de tempo em tempo mudam os seus conceitos, alteram os seus padrões para se adaptarem aos tempos. Mas, as Sagradas Escrituras apesar de todas as tentativas de tira-la da face da terra resiste imutável e plenamente atualizada mantendo-se totalmente de acordo com a vontade do Seu idealizador: Deus. - Querendo mostrar de forma bem clara a natureza imutável do seu propósito para com os herdeiros da promessa, Deus o confirmou com juramento, Hebreus 6:17.

Mesmo que ajam homens que desprovidos do verdadeiro sentimento de amor do qual Jesus Cristo nos concede para que tenhamos, portanto a condição de servirmos de exemplos para outros que buscam a Salvação, possam deturpar os ensinamentos pré-estabelecido por Ele, de forma alguma invalida o verdadeiro padrão que importa ser seguido padrão de Deus: O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão". Marcos 13:31. –

Nada meus queridos (as) que homens possam intentar contra a palavra de Deus pode prevalecer contra a vontade Dele. Pois, o que move a verdade que há no padrão de Deus é a arma mais poderosa que já houve no mundo, a única arma que conseguiu vencer a maior ameaça já produzida pela desobediência dos homens que é o pecado e por consequência a morte espiritual. O Amor de Deus! Este amor que através de Jesus Cristo derrotou a Satanás e derrota até hoje todos e quaisquer inimigo da palavra. O mesmo amor que me arrebatou após mais de 2000 anos, para ter Jesus Cristo como exemplo de padrão a seguir nunca será derrotado, tudo passará, tudo findará, mas ele estará sempre disponível a quem desejar: O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará. 1 Coríntios 13:8.

Jesus Cristo Te Ama.

Amém.

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem este espaço para testemunhar como este Blog mudou sua forma de relacionar-se com Jesus Cristo.

Os Cristãos seus "líderes" e as eleições.

  Todos os  brasileiros que estão acompanhando as medidas impostas pelos “vencedores” das eleições passadas. Não deveria demonstrar surpresa...