terça-feira, 20 de março de 2012

Lembre a todos que se sujeitem aos governantes e às autoridades, sejam obedientes, estejam sempre prontos a fazer tudo o que é bom, não caluniem a ninguém, sejam pacíficos e amáveis e mostrem sempre verdadeira mansidão para com todos os homens. Tito 3:1-2

image

Neste capitulo da carta do apostolo Paulo ao jovem Tito a quem ele considerava como um filho, ele procura orienta-lo tanto quanto em relação às coisas espirituais e também como deveria ser seu comportamento sobre as coisas do mundo. Nestes dois primeiros versículos vemos uma orientação que nos dias de hoje provoca muitas incertezas quanto à possibilidade de cumpri-las; devido ao caráter duvidoso de nossos políticos e autoridades constituídas. Porém, ainda que não seja possível a obediência devido a não podermos concordar com uma pratica desonesta, devemos, no entanto nos preocupar em não sermos como os mesmos.

Primeiramente porque não seria justo e nem verdadeiro querer se autodeclarar imune às mesmas falhas ou que não houvesse como ser igual a eles se tivessemos em seus lugares. Afinal sabemos quase todos os dias pelos noticiarios, que as boas intenções só existem antes de serem eleitos : Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros. Tito 3:3. – O apostolo Paulo, porém, lembra que infelizmente estas características humanas nos acompanham talvez desde o nascimento e nem sempre temos em nós mesmos capacidade de evitar não pratica-las. Mostra que precisamos de algo muito maior do que todos os interesses humanos; precisamos que Deus mude a nossa maneira de ser e pensar através de Jesus Cristo: Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador, não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador. Tito 3:4-6.

Os homens sem a justificação pela graça do sacrifício Salvatico de Jesus Cristo não são sequer capazes de obedecerem às próprias leis estabelecidas por eles, quanto mais entenderem, aceitarem e praticarem as orientações da palavra de Deus: Ele o fez a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna. Tito 3:7. A prova da necessidade desta condição esta na ênfase que o apostolo Paulo coloca na instrução a Tito de como deveria proceder os que pelo menos creem em Deus. Pois como é uma característica constante no evangelho, ele nos ensina e convida a praticar, contudo nunca obriga a ninguém que não deseje. - Fiel é esta palavra, e quero que você afirme categoricamente essas coisas, para que os que creem em Deus se empenhem na prática de boas obras. Tais coisas são excelentes e úteis aos homens. Tito 3:8.

Estas instruções são perfeitamente aplicáveis nos dias atuais e mostra como a palavra de Deus não sofre nenhuma desatualização em relação a época que estejamos pregando-a. Chega ser vergonhoso para os inimigos de Deus, contestarem seus ensinamentos e é por isso que como cristãos verdadeiros que conhece a palavra de Deus não devemos nos preocupar com os que nos atacam com argumentos que só podem vim de pessoas que desconhece totalmente a verdade: Evite, porém, controvérsias tolas, genealogias, discussões e contendas a respeito da lei, porque essas coisas são inúteis e sem valor.
Quanto àquele que provoca divisões, advirta-o uma e duas vezes. Depois disso, rejeite-o. Você sabe que tal pessoa se perverteu e está em pecado; por si mesma está condenada. Tito 3:9-11.
Veja que fantástico meus queridos (as). Deus mesmo com toda a sua autoridade é de tal forma misericordioso, que mesmo, que sejamos merecedores Ele não nos condena. Como Deus justo como é,  Ele simplesmente se retira da presença de quem não o deseja. Ficando a pessoa entregue as consequências das suas próprias escolhas.

Podemos nos considerar felizes tão somente por já termos aceitado estes ensinamentos e somos muito mais quando colocamos em pratica: Quanto aos nossos, que aprendam a dedicar-se à prática de boas obras, a fim de que supram as necessidades diárias e não sejam improdutivos. Tito 3:14.

Jesus Cristo te chama para ser produtivo na vida, porém, não somente nesta vida. É seu desejo que todos possam ser produtivos por toda eternidade ao seu lado.

Amém.

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem este espaço para testemunhar como este Blog mudou sua forma de relacionar-se com Jesus Cristo.

Os Cristãos seus "líderes" e as eleições.

  Todos os  brasileiros que estão acompanhando as medidas impostas pelos “vencedores” das eleições passadas. Não deveria demonstrar surpresa...