segunda-feira, 2 de abril de 2012

Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Romanos 12:1.

 

image

Ainda dentro do tema renovação da mente. Vemos no versículo acima, que fica mais fácil de entender e ter  plena consciência do que seja a vida como seguidor de Jesus Cristo. Somos levado a entender, que tem que estar pautada na plena certeza de que não podemos mais ter as mesmas comunhão com as coisas vis do mundo e suas tentações. Não há como ser santo (separado) e agradável a Deus sem que se faça separação voluntaria entre o Reino e o Mundo. Isto é o que justifica o uso do termo sacrifício! Pois é evidente que humanamente é muito difícil nos desprendermos dos muitos prazeres que pensamos ter na vida que vivemos.

O apostolo Paulo, no entanto mediante ao testemunho inquestionável da sua transformação de perseguidor a seguidor. Tem plena autoridade para nos ensinar e admoestar quanto a necessidade de haver de fato uma mudança de certa forma radical, no modo de pensar, agir, falar e principalmente de ser agradável a Deus: Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2.

Afinal todos nós fomos criados para este fim! O de amarmos a Deus acima de todas as coisas. - Por isso dedique-se com zelo a amar o Senhor, o seu Deus. Josué 23:1.

Já postei sobre a calunia dos que afirmam leviamente que as pessoas que aceitam a Jesus Cristo sofrem “lavagem cerebral”. O que definitivamente é uma tremenda mentira, digna do diabo pai da mentira. Contudo no versículo titulo vemos que é mesmo necessário que mudemos a nossa maneira antiga de pensar, agir, falar e principalmente de crer. Não há como uma pessoa que antes de conhecer a Jesus Cristo tenha sido totalmente alheia às coisas de Deus. Possa deixar as velhas praticas se ainda tem  o coração e a mente ainda saudosa e presas a estas paixões. É necessário que aja pleno arrependimento e para isso aconteça, de fato tem que haver uma verdadeira transformação. Isto acontece mediante ao verdadeiro entendimento, que vem há ser o culto racional = Que usa da razão; que raciocina.

O evangelho de Jesus Cristo meus queridos (as), é um convite ao exercício da liberdade plena do homem. E justamente para que isso ocorra de forma racional e livre, que Deus não nos obriga aceita-lo compulsoriamente. Jesus Cristo através de sua vida, ensinamentos, morte e ressureição nos oferece esta oportunidade, e através da leitura e do conhecimento da palavra de Deus termos como comparar e escolher entre a vida que conhecemos ou a nova vida ao lado Dele. Conforme o que livremente e conscientemente entendemos ser o melhor; então mudamos. Por Isso afirmo, que isto é de fato prestar culto racional; e não sofrer lavagem cerebral.  Em Jesus Cristo temos total liberdade para escolher ser santo e agradável a Deus.

Paulo ainda ensina aos que estão iniciando a caminhada com Cristo, que devem ter plena consciência da necessidade de estarem sempre buscando na leitura e conhecimento da palavra de Deus obter o equilíbrio entre a sua racionalidade e a fé recente adquirida. - Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu. Romanos 12:3.

Ele nos mostra que uma vez tendo aceitado a Jesus Cristo o nosso corpo e membros passam a está ligado em Cristo; assim como Cristo estará ligado a nós e com a sua numerosa igreja (os separados) espalhados no mundo, porém, sendo parte de um unico corpo e ligados a todos os demais que o aceitaram. - Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos, as mesmas funções, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros. Romanos 12:4 e 5.

Jesus usa o nosso próprio corpo como exemplo da perfeita utilização de todos os membros para estabelecer a unidade física. Da mesma maneira que deve ser a nossa unidade como parte da sua igreja, ou seja! Nós. - De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria. Romanos 12:6 e 7.

O apostolo Paulo ainda mostra aos novos seguidores de Cristo a importância de exercerem 04 condições que ele considera serem fundamental na vida cristã: O amor, o fervor, a humildade, a beneficência.

Para cada uma dessas condições ele nos ensina como devemps  ser exerce-la:

O amor: O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Romanos 12:9 e 10.

O fervor: Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;12 Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; Romanos 12: 11 e 12.

A humildade: Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade; Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram; Sedes unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos; Romanos 12:13-16.

A beneficência: A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. Romanos 12:17-21.

Como podem ver! A bíblia através dos ensinamentos de Deus contém todos os princípios que tornaria o mundo um lugar muito melhor do que o que se tornou. Entretanto devido a todo, visível desinteresse dos homens para buscarem um compromisso com Jesus Cristo. Ainda que clamemos pela misericórdia de Deus como fez o apostolo Paulo, infelizmente e para tristeza do próprio Deus. Tudo indica que não serão poucos os que ainda mesmo assim não irão se arrepender e cultuarem racionalmente as boas novas do evangelho de Cristo.

Sinceramente não me recordo do enredo do filme que tem o titulo que usarei agora. Mas com certeza se houvesse um relançamento do mesmo, me parece obvio qual o destino final que ele mostraria: O titulo do filme é: Assim caminha a humanidade. Pois uma coisa é certa: "E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim." Mateus 24: 14.

Se é que já não está ai! E, minha obrigação em nome de Jesus Cristo é alerta-los! Afinal eu fui salvo para isso.

Amém.

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem este espaço para testemunhar como este Blog mudou sua forma de relacionar-se com Jesus Cristo.

Os Cristãos seus "líderes" e as eleições.

  Todos os  brasileiros que estão acompanhando as medidas impostas pelos “vencedores” das eleições passadas. Não deveria demonstrar surpresa...