segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. 1 Coríntios 3:6,7

image

Quer salvar uma vida? Pregue a palavra de Deus!

Vejo nestes versículos toda a sabedoria e o conhecimento de  Deus sobre a sua criação. O homem! É totalmente pertinente, a observação que o apostolo Paulo faz em relação a quem deve ser dado o mérito quanto à pregação do evangelho de Cristo. Ele como homem espiritual que era, sabia muito bem da necessidade que o ser humano tem de obter reconhecimento de tudo que faz e pior, de até quererem para si mesmos a glória pelo êxito alcançado! Dai ele deixar bem claro que, sem que o próprio Deus através do Seu Espirito Santo intervenha  de nada adiantaria falarmos do evangelho ou de Jesus.

Fica parecendo meio contraditório não? Mas, se olharem pela ótica da incapacidade humana revelada no simples ato de sequer serem capazes de definir qual é seu maior desejo, ou ao que ou a quem eles relacionam a possibilidade de realiza-los! Já seria motivo suficiente para perceber que não seria possível, nem ao mais erudito dos pregadores que viesse a falar de Jesus  obter sucesso! Por sinal, isto já foi feito por muitos profetas enviados por Deus. E através mesmo do Seu próprio Filho. Não bastou que mesmo realizando sinais e curas que evidenciava a sua comunhão com Ele, para que fosse aceito! Como já havia previsto o profeta Isaias 700 anos antes. --- Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação?  Romanos 10:16 . Na verdade, o que estou querendo que observem, é o aspecto desnecessário para quem se proponha a cumpri o IDE comissionado por Jesus Cristo, de que ela mesma queira se sentir responsável pela CONVERSÃO daquele que o ouve; seja qual for a motivação que o leve a pensar assim.

Infelizmente e para grande tristeza de Deus! O que vemos nos nossos dias são as repetições desses exemplos e atitudes que foram combatidas pelo apostolo Paulo, o que  havia começado acontecer acompanhando o crescimento da igreja primitiva entre os Gentios e até mesmo entre os Judeus convertidos, nos dias de  hoje alguns segmentos cristãos estão dando continuidade. Assim como havia divisão de opinião quanto ao MERITO pela conversão de um pecador.  A continuidade deste engano foi e ainda é provocado pela mesma incapacidade de algumas pessoas que não importa se esteja realmente imbuída com os melhores propósitos ou intenções em relação ao Reino de Deus.  Agem desprovidas da mesma ausência de entendimento ESPIRITUAL. Continuam mais preocupadas com o reconhecimento pessoal! Ratificando a exortação de Paulo, e mostram que segue o mesmo desejo CARNAL que havia naquela época  e que continua de fato  sendo o que as motivam.  Observem, o inicio da exortação de Paulo que gerou a explicação de como deve se o verdadeiro comportamento de um cristão. --- E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis, Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais? Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um? 1 Coríntios 3:1-5.

Novamente digo: Infelizmente para tristeza de Deus! O que deveria se motivo para comemoração  que foi surgimento e a expansão das igrejas  pela pregação da palavra. Que deveria de acordo com o que é ensinado  no evangelho, para criar a unidade em torno de Jesus Cristo. ---  Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus. Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro;  E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos. Efésios 1:20-23. Vem tendo este principio destruído pelos mesmos motivos CARNAIS que provocam a  mesma divisão entre as pessoas nos nossos dias: “Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? 1 Coríntios 3:3”.  É o que infelizmente tem acontecido com a igreja de Cristo. E que todos nós que verdadeiramente amamos o evangelho de Jesus Cristo devemos está atentos para não sermos aqueles que iremos continuar a cometer o mesmo engano de achar que: A minha denominação! A minha igreja! O meu Pastor! EU!!!!!!  Tenho levado muitas pessoas para Cristo!

Bom seria que todos tivessem o entendimento e a submissão espiritual que Paulo tinha e ensinou! Então talvez entendesse qual é a nossa real participação. ---- Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.
Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.
Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.
Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.
Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.
Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio.
Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia. E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são vãos. Portanto, ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso; Seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, seja o presente, seja o futuro; tudo é vosso, E vós de Cristo, e Cristo de Deus. 1 Coríntios 3:9-23.

Se cada homem ou mulher buscasse através da leitura sistemática e constante da palavra de Deus e colocassem em pratica os seus ensinamentos, com toda certeza haveria uma melhoria na compreensão da cooperação que podem oferecer ao Reino de Deus. Sem que haja preocupação de se A, B ou C é importante, entenderia que qualquer que seja a nossa participação na obra do Senhor. Ela é limitada a uma única razão: Deus! --- Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele. 1 Coríntios 8:6.

A única e nem por isso menos importante que se faz necessário é  o comissionamento deixado pelo Senhor Jesus Cristo e que todo o cristão seu seguidor tem que ter como objetivo de praticar, foi a de: --- E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15. Talvez, pela nossa limitada compreensão dos mistérios de Deus, possam achar que seja muitos simples termos somente esta “obrigação”. Até entendo se você mora como eu em um país que ainda há uma relativa liberdade de expressão do Nome de Jesus. Mas, experimenta perguntar para um irmão crente que mora em um país  Africano cuja crença espiritual é o Islamismo? Ontem, assistir um pequeno filme de  menos 57min no Youtube chamado A LISTRA DA ZEBRA *, que mostra o quão difícil, mas, porém, necessário é, que  abdiquemos de nossas vaidades carnais e busquemos o rápido crescimento espiritual para  compreender que assim como o Senhor Jesus Cristo, que sendo Rei e Deus! Abdicou de sua Majestade e veio ao mundo como servo e ensinou  que o mais importante é servir ao próximo. --- Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal; E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos. Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos. Marcos 10:43-45.

A perseguição contra os ensinamentos deixados por Jesus Cristo não cessaram com o passar dos Séculos! Esteve e está sempre presente em toda a parte do mundo. Por quê? Pela mesma simples razão  que levaram os religiosos Judeus a conspirarem para mata-lo. Ele falava a verdade! Falava a verdade quando os chamava de: Hipócritas, Raça de Víbora, Maus etc. E hoje, através da Sua palavra A Bíblia, seus ensinamentos nela contido, quando proferidos ressoam na mente e nos corações de todos aqueles que são exemplos das mesmas praticas dos Fariseus, Saduceus, Escribas com os seus próprios entendimentos:

Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mateus 6:2

E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mateus 6:5

Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando. Mateus 23:13

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo. Mateus 23:14

Jesus, porém, conhecendo a sua malícia, disse: Por que me experimentais, hipócritas? Mateus 22:18

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniquidade. Mateus 23:25

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. Mateus 23:27

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos, Mateus 23:29

Hipócritas, sabeis discernir a face da terra e do céu; como não sabeis então discernir este tempo? Lucas 12:56

Respondeu-lhe, porém, o Senhor, e disse: Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento, e não o leva a beber? Lucas 13:15

Todas essas “qualidades” atribuídas aos hipócritas são em muitas ocasiões vistas nos nossos dias e pior; entre muitos que dizem crerem em Deus. Deixei o próximo versículo separado, por que ele mostra claramente a inutilidade de uma pessoa esforçar-se para “Converter” sem que o Espirito Santo de Deus seja aquele que dá o crescimento da verdade. --- Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós. Mateus 23:15

Nota: Prosélito = GENTIO que segue a religião judaica.

E por fim, o próximo  versículo é o que para mim, melhor retrata o porquê de termos cautela para não darmos ouvido a qualquer tipo de pregação. --- Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo:  Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens. Mateus 15:7-9.

Eu não sei quanto a vocês? Mas, se antes eu acreditava que Deus tinha um proposito para minha vida. Hoje, após 07 anos convivendo com Jesus Cristo; Tenho certeza absoluta que Ele tem mais de um. E um deles, é exatamente o de continuar pregando a Verdade do Evangelho de Cristo, tanto para vocês como para mim mesmo. --- Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. 1 Timóteo 4:16. E no mais! Continuo buscando Deus continue me fazendo crescer  Nele para então saber quantos mais Ele terá até que eu vá para Ele ou o Seu Filho volte para me buscar. --- Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. Atos 1:11

Este é o Jesus Cristo meu senhor e salvador que está vivo! E que eu sirvo e amo!

Amém.

image

(*) Segue o link para o filme A listra da Zebra, em português:   http://youtu.be/E-Y55hGwvS0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem este espaço para testemunhar como este Blog mudou sua forma de relacionar-se com Jesus Cristo.

Os Cristãos seus "líderes" e as eleições.

  Todos os  brasileiros que estão acompanhando as medidas impostas pelos “vencedores” das eleições passadas. Não deveria demonstrar surpresa...